domingo, 4 de setembro de 2011

Sustentabilidade empresarial

 
Sustentabilidade. Está palavra esta na boca de empresas e consumidores de todo o mundo. Mas afinal, qual é a sua real importância na vida das pessoas?

Comumente vemos o uso no meio empresarial do termo sustentabilidade empresarial, mas o que será isso? Existem realmente empresas sustentáveis? É o que vamos ver a seguir...

   O termo sustentabilidade é a pauta da vez em grandes centros de discursões empresariais, todos falam a necessidade de se ter uma empresa sustentável, socialmente correta, preocupada com o meio ambiente e com bem estar das pessoas, garantindo a longevidade da humanidade. Mas, cabe aqui uma pergunta, será que as empresas estão realmente preocupadas com estas causas? Afinal, o que é essa tal sustentabilidade de que tanto se fala atualmente?

O termo sustentabilidade surgiu em 1987 com a publicação do relatório Nosso Futuro Comum, que foi lançado após o incidente da explosão do reator da usina de Chernobyl, na Ucrânia. Este desastre lançou na atmosfera uma quantidade de radiação equivalente a 500 bombas atômicas, similares a de Hiroshima, evacuando uma área equivalente a 140 mil km a ser evacuadas.
 A idéia de sustentabilidade ganhou mais ênfase com a Conferência Rio 92, em 1992, e posteriormente com a Rio +10 realizada em Johanesburgo, em 2002. Em ambas foram tratadas questões sobre o desenvolvimento sustentável e a sua importância para a sociedade civil, governos, empresas, organismos internacionais, ONGs, entre outros.
    Porém, foi no meio empresarial que o termo sustentabilidade ganhou mais "adeptos" sendo muito abordada por especialistas do setor, que passaram a utilizar o termo para descrever a capacidade que a organizações tem para se manter "vivas" por uma maior longevidade. Sendo muito comum o uso das expressões: "a sustentabilidade empresarial", "somos uma empresa sustentável", enfim...
                       Entretanto, o que se sabe é que essa abordagem merece questionamentos, já que alguns autores se dividem quando o assunto é sustentabilidade empresarial, já que uns acreditam no uso inadequado da expressão e outros inclusive apoiam essa tendência.

      Aqui vai uma pergunta para você caro leitor, será que as empresas estão realmente preocupadas com a questão da sustentabilidade ambiental? Elas se importam mesmo com as causas sociais? Ou isso não passa de um mero artifício de um marketing social, muito utilizados atualmente por grandes grupos empresariais?

                        O que se sabe realmente é que o termo se popularizou, ganhou proporções macros, porém nada de efetivo tem sido feito realmente, apenas algumas modificações em padrões de produção, que aparentemente passaram a ser "ecologicamente" mais corretas.

                       Aliados a isso houve uma tímida mudança nos escritórios, nas salas de espera, enfim, no ambiente empresarial, empresas passaram a utilizar produtos recicláveis, diminuir o uso de ar condicionado, investir na coleta seletiva de lixo, entre outras práticas.

                     Tomará que estas ações um dia possam realmente gerar resultados suficientemente capazes de produzir efeitos positivos para as nações futuras e que isso não passe apenas de uma estratégia de marketing efêmera, fundamentada tão somente com o objetivo máximo de gerar dividendos para as organizações que adotam tal prática. Mas, enquanto isso...só nos resta esperar.

 


Print

0 comentários:

Postar um comentário

seu comentaria é muito importante para nos